Chimarrão, a saúde em suas mãos.


As plantas de erva-mate que cresciam silvestres na selva eram utilizadas pelos índios Guarani e Guaycurúes, que as consumiam depois de secar e esmagar. Esses povos mastigavam o “ka'a” (erva-mate em guarani) para receber suas propriedades medicinais, energéticas, nutricionais e estimulantes. Os Guarani, que estavam constantemente em busca de novas e melhores terras, foram os que espalharam o costume pela América do Sul. A origem da palavra mate deriva do quíchua matty, nome dado para a cuia, o recipiente onde o chá mate era bebido por estes povos. Foi assim até o início do período de dominação hispano-portuguesa, após o qual foi banido e punido como um vício perigoso. A proibição funcionou como tentação para os conquistadores, que depois de experimentá-la também a adquiriram como costume. Apesar de sua proibição e penalização com punições econômicas e até físicas, o uso da erva-mate tornou-se cada vez mais popular. O mate contém quase todos os nutrientes que o organismo humano precisa e é capaz de estimular a atividade física e mental. Estudos mostram que estão presentes na erva vitaminas como as do complexo B, C, D e E, e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio.

A erva mate combate células cancerígenas e retarda o envelhecimento. A principal característica é que ela tem o poder de eliminar a oxidação das células de colesterol ruim. O mate evita o acúmulo de placas de ateroma que causam o entupimento das artérias.

O chá mate, além de auxiliar na digestão e na hidratação, é um estimulante oferecendo mais ânimo e disposição. Entretanto, o consumo deste produto deve ser dosado caso o usuário sofra de insônia ou irritabilidade. As pessoas agitadas, nervosas ou que têm insônia devem evitar o consumo do chá mate a noite. A cultura da erva mate ultrapassou gerações. Basta um companheiro para iniciar uma conversa, estudar um pouco mais ou esquentar uma manhã fria de inverno. Ele nos aproxima para trocar opiniões, facilita nosso pedido de conselhos e nos acompanha para ouvir histórias. Não é preciso mais do que um gesto para o iniciador entender que outra pessoa está entrando na rodada. Cada pote encontrará o seu tipo clássico de erva ideal, macio, composto, com açúcar, com raspas de limão ou laranja, com os amigos, com a família ou com os colegas. A tradição do mate se tornou um costume mais que arraigado e compartilhado por todos os uruguaios, argentinos, paraguaios e brasileiros.

10 visualizações1 comentário

Formas de Pagamento

Adesivo Aduana PTO.png

A Aduana dos Pampas entrega produtos originais, importados,
 com muitas novidades chegando semanalmente.
Quer um produto importado que não achou na página?
Entre em contato com a gente.
Nós pesquisamos, localizamos o produto e te entregaremos no menor prazo possível..

Aduana dos Pampas - Comércio de Importados
Rua Capitão Antônio Nunes Benfica
Santo Antônio da Patrulha - RS
CEP 95.500-000

Gostou? AvalieNão gosteiNão é bomSatisfeitoMuito bomGostei muitoGostou? Avalie