Espumantes para as Festas de Fim de Ano

As festas de fim de ano estão chegando e bons espumantes não podem faltar na hora do brinde

Os espumantes são vinhos historicamente ligados a celebrações. Suas borbulhas e essência elegante têm tudo a ver com festas e confraternizações de fim de ano.

A versatilidade dos espumantes é ideal para a diversidade de receitas servidas nessa época do ano, desde os petiscos e entradas até os pratos principais.

Produzidos nos quatro cantos do mundo, esse tipo de vinho pode ser elaborado com diferentes uvas, como a Chardonnay e a Pinot Noir, e métodos, como Charmat e Tradicional, também conhecido como Clássico.

Quando falamos de tipos de espumantes, não podemos esquecer das Denominações de Origem, em que se destacam o Prosecco, na Itália, o Cava, na Espanha, e o Champagne, na França.

É comum surgirem algumas dúvidas na hora de escolher um rótulo. Uma delas é a ausência da especificação da safra, pois muitos espumantes não trazem essa informação no rótulo. Mas ao contrário do que se pode pensar, isso não é um indicativo de baixa qualidade.

Na verdade, existem vinhos que são propositalmente elaborados para ter um perfil constante, ou seja, que não se altera a cada safra. Para alcançar esse objetivo, o vinho base, que ainda será submetido à segunda fermentação, é misturado com vinhos de safras diferentes, na busca da linearidade das características e da personalidade. Logo, não encontrar a safra estampada no rótulo é um indicativo de estilo constante.

Junto com os questionamentos da safra podem surgir dúvidas sobre o tempo de guarda, que é sempre contado a partir do ano da safra do vinho. Mas como podemos ter essa informação no caso dos espumantes não safrados? Simples: você deve contar a estimativa de guarda a partir do ano vigente da aquisição da garrafa. Por exemplo, se a garrafa foi adquirida em 2017, e o potencial de guarda informado na ficha técnica é de 3 anos, o consumo é indicado até 2020, desde que a garrafa seja armazenada em condições ideais.

Anotou todas as dicas? Confira exemplares que selecionamos para você aproveitar as festas de fim de ano.

Um dos champagnes mais conhecidos do mundo, o Veuve Clicquot encanta com sua elegância e cremosidade. Essa marca começou a ganhar visibilidade em 1805, quando a viúva Clicquot, Nicole Ponsardin assumiu a propriedade com toda sua criatividade e atitudes inovadoras.

Com um estilo muito versátil, esse exemplar pode ser degustado sozinho ou acompanhar uma refeição completa, da entrada ao prato principal. O vinho de base amadurece por no mínimo 30 meses em barricas de carvalho francês.

A champagne Veuve Clicquot Brut Yellow Label é a espumante símbolo da vinícola francesa de Reims desde 1772.

O equilíbrio perfeito entre intensidade e elegância, a complexidade da casta francesa mais nobre, Pinot Noir. Tudo isso reflete na qualidade excepcional dos vinhedos e elaboração dos champagnes da Casa Veuve Clicquot Ponsardin.

A Brut Yellow Label é elaborado com vinhos de uvas de até 60 crus diferentes, principalmente da variedade Pinot Noir (50 a 55%), responsável pela estrutura típica da Veuve Clicquot. A uva Meunier (15 a 20%) arredonda o champagne, enquanto a Chardonnay (28 a 33%) lhe confere elegância e requinte.

A proporção de vinhos de cada variedade varia de acordo com a safra. São utilizados vinhos com o mínimo de 30 meses de maturação em barricas de carvalho francês.De coloração amarelo palha, apresenta perlage fina, aromas intensos de maçã, peras e pêssego, além de notas tostadas e baunilha.

No paladar, aparece a mineralidade característaca, o frescor é elegante e cremoso. O Veuve Clicquot Brut harmoniza perfeitamente com frutos do mar, pato, salmão, tártare de peixe e parmesão.



Um espumante francês com uma cor rosa claro e reflexos cintilantes. Fragrância fina e elegante, com notas florais e de frutas vermelhas e predominância de morangos. Na boca é cremoso e com um bom comprimento.

  • Tipo: Vinho Espumante Francês

  • Origem: Produto da França

  • Sabor: Brut

  • Tamanho do recipiente: Garrafa de 0,75 l

  • Teor de álcool: 12,5% vol

  • Castas: Cuvée

  • Temperatura de serviço: 6 - 8 ° C


















Um espumante incrível, produzido pela Bodega Torre Oria, da Espanha. Servido como aperitivo gelado ou misturado em coquetéis com Aperol, Vodka ou Gin, vai fazer a sua festa muito mais divertida e saborosa.

Também recomendamos agitar o frasco antes de usar a experiência completa do AVIVA.








Esse incrível espumante chileno é simplesmente, surpreendente...

Bolhas pequenas e constantes que sobem no copo para formar uma coroa delicada.

Aroma com notas de frutas de inverno como maçã e marmelo.

Sabor a acidez seco e equilibrado, proporcionando um acabamento perfeito. Estirpe: 60% Chardonnay / 40% Pinot Noir





















Este agradável Moscato, fresco e frutado, produzido pela freixenet, possui aroma com essências de flores brancas, pêssego e ameixa. Suave e refrescante nas noites deste verão que se aproxima, irá inevitavelmente agradar e surpreender a todos nas festas.



























Amadurecimento: Vinho Jovem, sem passagem por carvalho.
Olfativo: Aroma muito fresco e frutado.
Gustativo: Notas de frutas vermelhas frescas toque floral.
Visual: Cor rosa salmão.
Amadurecimento: Vinho Jovem, sem passagem por carvalho.
Fermentação:Teor alcoólico: 10,5 %
Estimativa de guarda: De 2 a 4 anos.
Temperatura de serviço: Entre 7°c e 10°c
Corpo: Leve-Médio
Olfativo: Aroma muito fresco e frutado.
Gustativo: Notas de frutas vermelhas frescas toque floral.
Visual: Cor rosa salmão.
Harmonização
Aperitivo, carnes vermelhas e brancas grelhadas, pizzas, massas com molhos leves e queijos leves.






13 visualizações0 comentário

Formas de Pagamento

Adesivo Aduana PTO.png

A Aduana dos Pampas entrega produtos originais, importados,
 com muitas novidades chegando semanalmente.
Quer um produto importado que não achou na página?
Entre em contato com a gente.
Nós pesquisamos, localizamos o produto e te entregaremos no menor prazo possível..

Aduana dos Pampas - Comércio de Importados
Rua Capitão Antônio Nunes Benfica
Santo Antônio da Patrulha - RS
CEP 95.500-000

Gostou? AvalieNão gosteiNão é bomSatisfeitoMuito bomGostei muitoGostou? Avalie